CARLOS comentando o trecho:
Chegamos a um ponto em que existem três frases. Poderia ser considerado três parágrafos, mas eu resolvi deixar todos unidos para apresentá-los juntos. Ele começa dizendo, portanto, toda forma exterior era uma expressão da consciência interna.
Quer dizer, aquilo que se vê por fora tem algo de dentro, da expressão da consciência interna, daquilo que não vê, não se vê, que é a consciência interna. Então ele faz essa questão de falar na consciência interna. Agora, interna a que coisa? Se olhar na ótica de Jesus Cristo, a pessoa dele, será que é essa consciência interna dentro dele? Não, mas ele quer dizer que a forma exterior de todas as coisas é uma expressão do que há, existe dentro delas.
Todas as coisas têm algo de fora que você vê e tem algo dentro delas que faz elas serem assim. Ele chama aqui a consciência interna. O segundo parágrafo diz, compreendi que a vida, a palavra vida está entre todas com letras maiúsculas e a consciência, também todas as letras da palavra consciência estão com letras maiúsculas.
Ele diz, compreendi que a vida e a consciência, o que eram? O que são essas coisas? Eram a mesma coisa. Aí essa frase é complementada pelo terceiro parágrafo onde ele diz, era impossível dizer isto é vida, isto é vida, entre aspas, isto é vida, e entre aspas, aquilo é consciência. Isso é uma coisa, aquilo é outra coisa, é uma consciência.
Está tudo unido. Todos nós temos uma vida, mas essa vida vem de Deus. Tenho consciência, mas a consciência é parte da única consciência de Deus que sabe tudo e nos deixa conscientes.
Ela está se expressando internamente para criar a forma externa. Vida, consciência e a vida é a mesma coisa. Então se Cristo tem essa compreensão, você agora pode, e nós todos podemos aprender isso.
E dizer no nosso dia a dia, que vida e consciência é a mesma coisa. Não tem mais essa separação do que a vida e a consciência. Embora a gente não saiba direito como distinguir uma coisa da outra.
Para ele, é uma tarefa que para ele se tornou fácil. Onde ele diz, era impossível dizer que isto é vida. Porque para nós, os animais, isto é vida.
A gente não consegue juntar as duas coisas. Isto é consciência. Então, no grau de intimidade com Deus, que ele estava vivendo a experiência no deserto, ele disse, era impossível dizer, isto é vida e aquilo é consciência.
Não, a consciência está na vida e a vida está na consciência. É tudo uma coisa só. Hoje você pode dizer assim, Deus está em toda parte.
Deus está em tudo, é Deus. Você pode dizer isso também, é a mesma coisa. Tudo é vida, eu estou vivo.
Então, Deus está vivo em você. Eu estou consciente. Deus está consciente em você.
Então, essa experiência de Cristo conseguiu vivenciar esse grau de elevação da perfeição da realidade, onde se tornou impossível dizer, isto é vida e aquilo é consciência. Então, aqui, ele está falando deste fato. Vida e consciência eram a mesma coisa e continuam sendo.
São a mesma coisa.
Fim
(Transcrito por TurboScribe.ai)