
PARÁGRAFO 1
Estas CARTAS são a semente da futura evolução espiritual da humanidade.
Observe bem:
A evolução espiritual da “consciência humana” é o que traz a evolução mental e física em sua vida pessoal e global e aproximará a humanidade de estados cada vez mais harmoniosos de bem-estar.
=======================
Fonte: CARTAS DE CRISTO - www.cartasdecristobrasil.com.br / Traduzido por Almenara Editorial. www.almenaraeditorial.com.br
ÁUDIO CES: Cartas de Cristo - Carta 1 - Página 2 - Parte #A.mp3
CARLOS comentando o trecho: Cartas de Cristo - Carta 1_pág-2-A
Estas cartas são a semente. Você prestou atenção? Estas cartas são a semente. Olhe que está no singular.
Estas cartas não são as sementes. Diversas sementes. É apenas uma semente.
As cartas são muitas. Mas, no caso aqui, sabemos que em 2001 surgiram nove cartas. E depois Cristo continuou publicando os suplementos.
Mas estas cartas são a semente. Você sabe o que é uma semente? O que é uma semente? É algo tão pequenininho, pode ser grande, mas relativamente pequeno. E que ao ser lançado na terra, ao receber a água, a terra, ao ser fertilizado, o que acontece? Ela cresce, pode se tornar uma árvore grandíssima.
De onde vem toda aquela madeira, as folhas, os frutos? Vem tudo da mãe terra. E tudo começou com uma pequena semente. Aqui nas cartas, mais adiante, Cristo vai falar nesses detalhes.
Eu vou adiantar aqui para vocês. Quando Ele fala da questão da fé. Alguém fica dizendo, a fé... Você tem uma fé do tamanho de uma semente? Lembra da questão da fé do tamanho de uma semente? De um grão de mostarda? E Jesus explica que ali foi uma interpretação errônea que fizeram.
Ele veio corrigir, está corrigindo. Ele disse que a questão não era comparar a fé com o tamanho de uma semente. Os evangelistas trocaram um pouco as coisas.
Na verdade, ele queria dizer que a fé, comparada com a semente, com a semente tão pequena, não do tamanho da semente, mas algo que tão pequeno, com a fé tão pequena, cresce, desenvolve, como uma semente. Entendeu? E não a comparação de tamanho da fé com o tamanho da semente. Se você tem fé, é fé.
Agora, o desenvolvimento que ela vai fazer, de tão pequena, vai tornar-se uma árvore grandiosa. E aqui também essas cartas são pequenas. Embora para nós 400 páginas parecem grandes, mas elas são sementes.
E o que é uma semente? Já vimos. E semente de que fruta? De que fruto? De que coisa? Porque cada semente tem a sua árvore, o seu jeito. Mas essa semente aqui é muito especial.
São sementes da futura. Futura. Não a semente de agora.
Porque, de fato, a semente, quando planta, ela vai se desenvolver, desenvolver, crescer até dar fruto. Então, não é algo assim, mediatista. Então, como se fosse uma mágica.
Aconteceu. A futura evolução. Futura evolução.
Tudo está evoluindo. Desde o Gênesis, crescer e multiplicar. Jesus tem essa palavra expressa de outra forma como evolução.
E Cristo que trata, fala da evolução espiritual da humanidade. Olha que a biologia sempre explicou, Darwin e etc. A evolução das espécies, a evolução do ser humano fisicamente falando.
A mudança dos corpos. E Cristo que vem falar na evolução espiritual. Essa ninguém falou ainda.
Se falou, só tocou, mas eu pessoalmente nunca vi. E é que ele fala da evolução espiritual da humanidade. Como essa evolução espiritual? Bom, sabemos que a espiritualidade é algo que cresce, no sentido que você vai desenvolvendo a sua consciência.
Quando Cristo veio à Terra, houve esse crescimento espiritual. A lei do Antigo Testamento dizia, olho por olho, dente por dente. Se alguém fizer isso, você faz aquilo.
A vingança. E Cristo diz, olha, está escrito assim, mas vamos evoluir um pouco mais nesse sentido. Vamos fazer melhor.
E essas cartas propõem essa evolução espiritual da humanidade. Quem é a humanidade? É todas as pessoas do planeta Terra, a quem essas cartas estão destinadas, a todas elas. Mas, se uma pessoa cresce, claro que vai ajudar as outras a crescerem também.
Então, quando você lê essas cartas, pode ter certeza que aquela sementinha, da carta que foi plantada em seu coração, que você está lendo, ela vai germinar. Bom, o Evangelho fala que quando se planta a semente, o semeador saiu a semear, pode ser que algumas caiam em terrenos pedregosos, outras caiam em terrenos despinhos, outras caiam em terreno bom, e que as que caírem em terreno bom vão prevalecer, vão dar muitos frutos. E Cristo chama atenção aqui, dizendo, observe bem.
E quando ele fala observe bem, ele quer que você preste bastante atenção no que ele está dizendo. Ele explica dizendo, a evolução espiritual da consciência humana, olha aqui que ele trocou os termos, ele não voltou a dizer, a evolução espiritual da humanidade, em lugar da humanidade, ele trocou a palavra para entre aspas e em itálico, você pode ver exatamente no texto. A evolução espiritual da consciência humana.
Ele usou a palavra consciência humana entre aspas. Por que está entre aspas? O que significa? Então significa imediatamente que o que é consciência humana, que não é exatamente consciência humana como se escreveria no idioma português, sem as aspas. Então tem um significado escondido aqui.
E pelo que eu poderia, posso me aventurar a explicar, a partir da leitura inteira das cartas, porque quando ele fala, em muitos textos daqui para frente, você vai ver que ele usa muitas palavras entre aspas. Por exemplo, quando ele fala de Deus, ele usa a palavra Deus entre aspas. Por que ele usa Deus entre aspas? Porque o conceito de Deus que fazemos não coincide com a realidade de Deus como ele é. E depois ele explica que Deus não é aquele Deus que a gente figurou, tipo um homem velho sentado no trono lá em cima, etc.
E aqui ele vem a mesma coisa, a consciência humana. Lá em Deus ele fala que Deus realmente, difícil figurar Deus, tem diversos nomes para Deus, mas Deus é a consciência divina. Então a consciência divina se identifica exatamente com Deus.
E aqui ele usa a palavra consciência humana. Então a evolução da consciência humana, o que seria essa consciência humana? Ela seria, a meu ver, a parte divina que o homem já absorve. Na verdade, Deus está dentro de nós, porque nós estamos dentro dele, no sentido que não existe nenhum lugar onde ele não esteja.
Mas Deus está dentro de nós, mas está coberto. Está coberto a nossa consciência, que está dentro de nós, é tão pequena, a gente não consegue nem estar consciente disso o tempo todo, e ele diz assim, a evolução espiritual da consciência humana, então ele explica que essa evolução espiritual está ligada com a consciência que a pessoa tem de que Deus está dentro dele. Então essa consciência humana é o pedaço, vamos chamar aqui de pedaço, claro, não tem nada a ver com pedaço, mas é uma maneira de expressar o pedacinho de Deus que está dentro de nós.
Então como aquela semente que é pequena, esse pedacinho de Deus, essa consciência humana, porque só existe uma consciência. No mundo inteiro, no universo inteiro, só existe uma única consciência, que é a consciência divina. E essa consciência divina, ao se espalhar em cada coisa, ela vai adquirindo algumas realças, algumas individualizações, como aqui no caso, a consciência humana, a parte de Deus que está dentro do ser humano.
Então essa evolução espiritual, enquanto Deus vai crescendo de novo, Deus é quem vai trazer essa evolução, é quem traz a evolução mental e física em sua vida pessoal e global. Então a humanidade vai evoluir com essas cartas, e pessoalmente, porque é a consciência humana, a consciência humana tem que estar dentro de alguém, para ser humana. É humano dentro de uma pessoa humana.
Então ela traz a evolução mental e física em sua vida pessoal. Ele não disse na vida da humanidade, em sua vida pessoal e global. Porque você também, o que você faz individualmente, você cresce globalmente, você vai trazer benefícios para a humanidade.
E inversamente, você piora, vai piorar também a humanidade. Então você melhorando a sua vida pessoal, isso vai aproximar a humanidade. Aí você, no global, faz com que a humanidade melhore, porque você melhorou.
Aproximará a humanidade. Imagine milhares de pessoas, já com essa consciência humana, aflorando, crescendo, fazendo acontecer essa evolução mental da mente de cada pessoa, a evolução física de cada pessoa em sua vida. Claro que é a evolução física, mas como é essa evolução física? É o físico da pessoa que vai dizer? É a evolução física no sentido que talvez supere as doenças, supere as coisas, e você fica sempre saudável, como Deus quer que sejamos.
Mas isso tudo aproximará a humanidade de estados cada vez mais harmoniosos. Estados, o que é um estado? É uma situação de ser. Por exemplo, se está doente, se está sadio, se está prosperando, se não está... Ou seja, a humanidade tem estados cada vez mais harmoniosos, um estado harmonioso de bem-estar.
Olha que Deus, aqui nas cartas, focaliza nessa questão do bem-estar. Um texto bíblico diz que, como São Paulo fala, que ninguém sabe, o olho jamais viu, o pensamento jamais imaginou, o que Deus preparou para aqueles que serão salvos, para aqueles que entrarão no reino de Deus, uma coisa assim. Então, ele fala isso no sentido de bem-estar, de alegria.
O reino de Deus é essa alegria, o bem-estar. Então, o bem-estar é um foco importante aqui, para nós. Então, essas cartas são a semente que vão trazer, produzir um bem-estar.
Um estado harmonioso de bem-estar. Porque você pode estar em desarmonia com outras situações, ou estar em harmonia com todas as situações. Então, é importante essa palavra aqui, harmonioso, de bem-estar.
Onde esse bem-estar coincide com uma situação normal de vida. Está bem? Então, até mais.
Fim
(Transcrito por TurboScribe.ai)
Nenhum comentário:
Postar um comentário